terça-feira, 10 de março de 2015

SAUDADES APENAS



Hoje senti saudades
Do cheiro da bala de coco
Que fervia na panela
Enquanto minha mãe limpava
A pedra de mármore
Onde seria esticada

Senti saudades
Dos meus tantos irmãos
Brincando e brigando
Nos quartos e no quintal
Onde vivíamos embolados
Sem perceber que era ali
A nossa raiz

Hoje senti saudades
De quando o maior dos meus problemas
Era esconder da minha mãe
A traquinagem que aprontei
E o medo do "coro"
Que por certo viria
Ao ser descoberto

Senti saudades dos bichos
Que cresceram comigo
E se foram tão cedo
Me fazendo chorrar em cada enterro
No jardim tão bem cuidado
Pelas mãos de minha mãe

Hoje senti saudades
Da comida e do tempero
Disputada quando se ouvia
A voz de minha mãe
Dizendo estar pronto
Chamando para almoçar

Senti saudades da união
Pela faixa etária dos irmãos
Que se agrupavam naturalmente
E de outros se distanciavam
Sem noção ou preocupação
Do que era o certo e o errado
Sendo só o natural

Hoje senti saudades
Dos dedos de minha mãe
"Tamborilando" minha cabeça
À procura dos piolhos
Trazidos do Grupo Escolar
E arrancados sem piedade
E num "tic' dos polegares esmagados

Senti saudades do banho bem dado
Quando os joelhos permaneciam encardidos
E minha mãe ameaçava lavá-los
Com um caco de telha 
E eu saía "branquinha" do chuveiro
Banhada por minha mãe

Hoje senti saudades
Da ansiedade pueril
De querer ser gente grande
Sem saber que eu já era
E que toda essa saudade
Vem só agora me dizer
Que a felicidade morou ali
E me abraçou com os braços da minha mãe

(Nane-10/03/2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário