segunda-feira, 4 de abril de 2011

Pisca-pisca colorido...


Ontem, andando pelo meu quintal (uma pequena chácara), me deparei entre os entulhos que vizinhos sem educação jogaram no mesmo, com uma lâmpada azul imensa de um antigo pisca-pisca natalino. A minha volta no tempo foi imediata! Revi um galho de árvore (não tínhamos dinheiro para aquelas árvores prateada de Natal que vendia nas lojas) seco que pássávamos a serpentina e as poucas luzes (mas imensas) coloridas do velho pisca-pisca. Revi o pernil que minha mãe temperava de véspera e as rabanadas na mesa pobre, mas tãoo aguardada por nós...Lembrei da ansiedade da espera pela meia-noite, na esperança de que o "bom velhinho" dessa vez deixaria um presente para cada um de nós. Eu achava que ele era preconceituoso, acho que não gostava de família com muitos filhos, pois todas as outras crianças da rua ganhavam presentes, menos a gente lá em casa. Revi minha mãe nos levando em bando para a igreja, antes da ceia à meia-noite, e relembrei também a sua imaginação para que não ficássemos tão tristes com a falta do presente pretendido, e agradecidos com a lembrança possível.
Num dia nublado de abril, voltei num dezembro tão distante...e tão pertinho...que quase pude tocar em mim mesma criança.
Uma lâmpada queimada e velha...jogada num quintal, por vizinhos sem educação...colorida, como os Natais da minha infância...

(Nane-04/04/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário