quinta-feira, 23 de junho de 2016

DECEPÇÃO É O TEU NOME



Deixei a poeira abaixar para que enfim, viesse a me pronunciar (pois os que me conhecem, até mesmo em seus silêncios, me cobram uma posição). Vamos lá então: Sou uma pessoa intensamente radical no meu modo de ser (embora como ser humano, seja mutante) e continuo assim. Hoje, meu neto (Diego FREDERICO) tem 4 aninhos completos, e não é novidade para ninguém que o nome dele foi uma homenagem ao ídolo Tricolor: FREDERICO CHAVES.
Também não é novidade nenhuma que durante a sua permanência no Fluminense, eu comprei brigas homéricas (inclusive com jornalistas e blogueiros) na defesa do mesmo. Coisa que aliás, não me arrependo nem um pouco. No mês de abril, quando ele anunciou que sairia do Flu, fiquei mal, abatida, triste, arrasada mesmo. E claro que fui invadida por uma alegria imensa quando ele voltou atras e decidiu ficar onde dizia ser a "sua casa". Naquela época fui totalmente a favor dele e contra o então técnico Levir Culpi, por entender que ele, Fred, tinha bem mais conhecimento do que se passa nos bastidores de Laranjeiras e conhecer "os meninos" da base como se conhece os filhos. Mas a partir do momento em que ele recuou e decidiu sair do que até então dizia ser a "sua casa", não posso ir contra mais ninguém pela decisão que coube única e exclusivamente a ele, Fred.
Ele é e será mais ainda para as gerações futuras, ídolo no Fluminense eternamente. Terá para sempre seu nome gravado em nossa "parede" de heróis como tantos outros. Mas hoje, agora, Frederico Chaves é para mim alguém que morreu e deixou um legado, mais nada.
O sentimento que ficou? Decepção e tristeza. Ainda não sei como explicar ao "meu (neto) Fred que ele não é mais jogador do Fluminense. Ainda não sei como proibi-lo de vibrar quando ouvir que o Fred fez um gol em outro time. Claro que ele vai entender um dia, mas até lá...
Fred foi um jogador capaz de atrair a criançada e torcedores novos para o clube. O que mais me revoltou em todo esse episódio, foi o fato dele, e tão somente ele, se dizer Tricolor até o final de sua carreira. Dizer que sua carreira passaria, mas não sua estadia no Fluminense, já que postulava um cargo qualquer que fosse, para ficar no Flu. A torcida jamais impôs ou pediu isso a ele. Partiu tão somente dele esse posicionamento.
Ao FREDERICO CHAVES, para não desejar que morra (já que não sou tão dura e fria assim) desejo que um zagueirão qualquer lhe quebre a tíbia e o perônio e que ele se aposente do futebol e vá curtir da janela da sua big cobertura no Leblon a vista mais bela do Rio de Janeiro, em paz com a sua família.
E aos que virão me criticar informo: É o mínimo que posso desejar a ele. No mais quero que ele aproveite o inverno e vá para o inferno.

(Nane-23/06/2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário