quarta-feira, 25 de julho de 2012

Petit comité



Era uma sexta-feira. Depois de um plantão bastante "pesado". 
Eu já estava no vestiário, me trocando, quando Mônica,
 uma amiga do hospital, me convidou para irmos ao MAN.
 Havia ganhado dois convites e depois da exposição haveria
 um "Petit-Comité,  um Coquetel, sei lá o que, mas onde nós duas,
 "duras" em plena sexta-feira, poderíamos nos refestelar. 
Esse argumento dela foi fulminante para que eu aceitasse correndo. 
Um perfuminho aqui, um baton alí, e lá fomos nós em direção ao museu.
Estávamos vestidas normalmente, e claro que fiquei me sentindo um
 "peixe fora d'água" ao ver socialites parecendo árvores de Natal, 
ou artistas parecendo artes plásticas, mas acabei me enturmando
 e seguindo a "procissão" rumo as artes expostas. Tratei logo de 
fazer uma cara de entendida (embora não entendesse lhufas), 
e Mônica também...se mostrava admirada com tanta arte.
Eu até estava me comportando bem, mas quando me deparei com uma
 "privada" dentro de uma banheira velha, e alguns pneus furados, 
não resisti e soltei uma sonora gargalhada. Os demais presentes me 
olharam com reprovação e eu corei. Continuei seguindo o cortejo pelas 
alas da arte exposta, e a cada uma que eu via, intimamente dizia: 
se isso é arte, eu estou perdendo muita grana. Até que o clímax 
atingiu seu cume: Havia uma fila enorme de pessoas querendo chegar 
perto daquela obra de arte! Era simplesmente o apogeu do artista em questão! 
E eu, simples ou simplória, estava ali, diante de uma parede enorme, 
toda branquinha...ecom muitas, mas muitas mesmo, centenas de baratas cascudas 
depostas na brancura da parede!!! 
Não deu para segurar...que nojo!!! Mônica me olhava atônita 
(não sei se por mim ou pelas baratas)e completamente desconcertada, 
sem saber se ria ou se chorava. Eu caí num acesso de riso incontrolável,
enquanto as lágrimas jorravam pela minha face (não sei sorrir sem chorar).
 E o resultado de tudo isso foi que fomos sumariamente convidadas a nos 
retirar do MAN, e perdemos a "boca livre" que só seria servida após 
a tal exposição.
Verdade que estávamos "duras" e com fome. Mas verdade também 
que sorrimos muito naquela sexta-feira sem canapés e coquetéis.


(Elian-25/07/2012)


Nenhum comentário:

Postar um comentário