terça-feira, 24 de julho de 2012

escola da vida



Ainda pequena, aprendi num banco de escola,
com os amigos de classe, que poderia "colar"
e passar de ano. Usei de vários artifícios, e nunca,
nunca repeti um ano. E de cara lavada, quando um
professor, de mim ousasse desconfiar, me fazia de pasmada,
decepcionada, e ficava "deverasmente" braba enquanto eles,
acabavam por cair na minha lábia e comigo se desculpavam.
Mas na vida, depois de tantos subterfúgios, aprendi que 
não tem "cola" que resolva. Tenho eu mesma que passar
pelas "provas" necessárias. Colega algum pode fazer por mim
a lição que eu tenho que aprender.
A professora não me cobra nada, mas ensina com mão firme,
e se eu não aprendo, não saio do lugar. Volto à prova sem 
conseguir evoluir.
A escola da vida não admite trabalho em grupo. Me faz forte
ou sentencia minha fraqueza nas páginas em branco que tenho
que preencher
O meu caderno só depende de mim. A lição é preciso aprender,
para que a vida não se perca com o "ano" escolar.
Meus erros são meus professores, e é com eles que devo
aprender a construir meus sonhos e desafios.
Cada vez que erro vou para a recuperação e repenso na matéria
que eu não soube desenvolver. A vida me obriga a refazer direito
meus deveres. Me empurra de encontro ao meu melhor e me faz andar.
Aprendi a não praguejar os meus fracassos. Melhor os estudar até
encontrar o jeito certo de os consertar.
Na escola da vida eu aprendi que não adianta "colar",
é preciso mesmo se preparar para passar...


(Elian-24/07/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário